domingo, 21 de dezembro de 2014

Para as minhas Mulheres e não só

Mais que uma vez tenho ouvido noticias que dão conta da diminuição dos rastreios do cancro da mama e do cólo do utero.
Eu entendo, francamente entendo bem o porquê.
É do conhecimento de todos que o país está a atravessar uma "má fase". As familias lutam para colocar comida na mesa e mal existe dinheiro para pagar rendas e outras coisas que tais, aquilo em que se corta é na saúde de prevenção dos adultos... lógico, se tivesse filhos seriam eles a minha prioridade e não eu.
Compreendo que seja muito complicado largar numa média oitenta euros numa consulta de ginecologia, apenas para ver se está tudo bem. A menos que esteja já numa fase de "tudo-mal-tem-mesmo-que-ser-porque-é-urgente" são raras as mulheres que vão fazer exames só porque sim no privado.
É triste mas é verdade...
Ora se o Sistema de Saúde Público está com atrasos nas consultas de Planeamento Familiar (consultas que são gratuitas e respetivos exames) em largos meses, será muito dificil a maioria das mulheres fazer um rastreio com a regularidade merecida.
Sempre fui muito atenta a estas questões, acho que mais vale prevenir do que remediar e não há nada que pague a nossa saúde mas a vida prega-nos partidas e nem sempre as nossas prioridades facilitam a vigia.

Ainda assim, por favor mulheres da minha vida em particular e todas as outras no geral, façam exames, não relaxem, apertem com as medicinas familiares se as contas ficarem curtas.
É tão importante prevenir, infelizmente não acontece só aos outros (eu sei que já me estou a repetir aqui) mas estejam atentas.









Sem comentários:

Enviar um comentário